Empresário pode tirar férias?

Empresário pode tirar férias? O verão já começou e, com ele, vem o clima perfeito – e a vontade insaciável – de passar um dia inteiro na praia, relaxando em uma cadeira e tomando algo bem gelado. Todos os seus amigos estão fazendo isso e as fotos não param de bombar no seu feed do Instagram. Mas sua realidade é bem diferente… Você está trancado no seu escritório com mil e um pepinos para resolver e o dia na praia não passa de um sonho distante. Se identificou?

 

Se a sua resposta foi ‘sim’, aqui vai uma recomendação: você precisa – e pode – tirar férias. Sabemos que tocar um negócio é uma tarefa muito complicada, especialmente em tempos de crise. Mas justamente por ser tão difícil, que a “peça central” desse quebra cabeças precisa de um tempo para descansar, reorganizar as ideias, conhecer novas coisas e buscar inspirações.

 

Mas para que isso funcione bem, você precisa de organização e estudo prévios. Afinal, para que você consiga relaxar de verdade, é necessário a garantia de que tudo está sob controle, não é mesmo? Esse artigo reúne algumas dicas importantes para que você, empreendedor, possa tirar as tão desejadas férias. Acompanhe!

 

O período

 

A época escolhida deve ser decidida após um longo e profundo estudo do seu negócio. Se sua empresa fornece um serviço ou produto que combina melhor com uma determinada estação do ano, esse período, obviamente, está fora de cogitação. Por exemplo, imagine só uma sorveteria funcionando sem o dono em pleno verão, temporada de maior movimento?

 

O ideal é analisar o histórico da empresa no último ano e identificar qual período teve menor movimentação – tanto de clientes, quanto financeira – para poder viajar tranquilo de que as demandas e a procura estão menores.  

 

O substituto

 

Mesmo que você deixe tudo organizado, imprevistos podem acontecer. Por isso, você precisa colocar uma pessoa – ou mais de uma, se for o caso – para resolver, pelo menos, as demandas mais urgentes ou inesperadas.

 

Para isso, selecione os funcionários de sua confiança, de preferência, os com maior tempo na casa, e dê a eles um treinamento intenso prévio. Assim, eles serão capazes de solucionar todos os problemas que possam aparecer na sua ausência. Apresente todas as informações e as transações do negócio e, também, deixe todas as funções já pré-definidas.

 

Se você é um daqueles chefes que resolvem diretamente as demandas com os clientes, o ideal é que você os avise de que está entrando de férias e que os apresente à pessoa que vai ficar no seu lugar. A ideia é que eles saibam a quem recorrer em algum apuro e evitar que sua folga seja interrompida por alguma ligação inesperada.

 

A duração

 

Sobre o tempo que você pode ficar de férias, tudo vai depender do seu modelo de negócio. Existem empresas cujo tempo de movimento fraco é maior; outras, funcionam bem o tempo todo. Existem chefes que possuem funcionários de confiança com um longo tempo de trabalho; outros, começaram a montar sua equipe agora. Por isso, esta precisa ser uma decisão longamente pensada.

 

Uma interessante dica para não se afastar por muito tempo do trabalho é distribuir as férias. Um afastamento de 1 mês pode ser dividido em dois de 15 dias, por exemplo.

 

Os gastos

 

Não é porque a empresa é sua, que você tem que tirar dinheiro do caixa para bancar suas férias! Suas viagens e seus entretenimentos pessoais exigem tanta economia e planejamento quanto de qualquer outro funcionário!

 

Por isso, a recomendação é que você gaste do próprio bolso – o famoso pró-labore ou sua parte nos lucros. Assim, você evita que a empresa sofra de dificuldades com caixa enquanto você estiver fora.

 

Vá descansar!

 

Se você resolveu todas essas pendências, desligue-se da empresa, ignore todo o estresse e curta intensamente o seu momento. Caso você seja aquela pessoa que gosta de se manter informado sobre tudo, uma ligação no fim do dia só para chegar se está tudo bem pode ser uma boa. Mas saiba que se eles não ligaram primeiro, é porque tudo está sob controle!

 

Então, relaxe! Além do bem estar físico e mental, férias trazem resultados diretos no seu trabalho. Você vai voltar descansado, motivado e cheio de novas ideias.

 

Nada como um serviço de excelência para deixar a gente mais tranquilo, né?! A Città oferece planos de internet e telefonia que garantem qualidade, segurança e toda a velocidade que sua empresa precisa para começar 2019 com o pé direito!

Precisa de ajuda para entender melhor? Solicite a visita de um de meus Consultores Especializados agora mesmo.