Conhecer perfeitamente cada setor da sua empresa é o primeiro passo para o sucesso de qualquer nova empreitada. Mas, hoje, vamos falar de um processo que pede que você mantenha os dois olhos abertos na concorrência.

Inteligência de Mercado: um olho no peixe e outro no gato… Nos nossos artigos, constantemente reforçamos a importância de manter atualizados os estudos sobre a sua empresa. Conhecer perfeitamente cada setor dela é o primeiro passo para o sucesso de qualquer nova empreitada. Mas, hoje, vamos falar de um processo que pede que você mantenha os dois olhos abertos na concorrência.

Trata-se da Inteligência de Mercado, conhecida também como Inteligência Competitiva ou Inteligência Comercial. De acordo com o artigo Competitive Intelligence through Data Mining Public Sources (Zanasi, 1998), este conceito pode ser entendido como a coleta, análise e aplicação éticas de informações, habilidades, metas e falhas dos concorrentes, considerando também o contexto mercadológico.

É preciso entender que, embora seja uma prática de olhar para o outro, o principal objetivo é aprender com os erros e acertos do adversários e, assim, tentar superá-lo ou pelo menos, chegar a resultados parecidos. A Inteligência de Mercado (não confundir com Inteligência Artificial) deve ser valorizada como um dos pilares de uma prospecção de negócios bem feita.

 

Inteligência de Mercado: comece pelo básico

Se você pensa que obter esses dados é algo muito complexo você está enganado. A melhor forma de ir atrás dessas informações é justamente coletando e analisando cuidadosamente aquilo que eles já fornecem ao grande público. E confessa: você já dá aquela stalkeada básica no concorrente de vez em quando.

Acesse o site, siga nas redes sociais, leia o blog (será que temos algum concorrente lendo isso neste momento?), visite aplicativos corporativos, como Linkedin, e esteja atento a todas as campanhas. Para uma análise aprofundada que te gere, de fato, dados relevantes, você precisa estar por dentro dos produtos, serviços, dos preços, dos elogios, das reclamações… Se sua memória for boa, guarde o slogan do concorrente também!

Não esqueça de fazer o mesmo processo no offline! Visite a loja, esteja à disposição dos vendedores para ser atendido e compre algo. Caso eles tenham atendimento por telefone, ligue também! O importante é receber toda a experiência que eles proporcionam e poder pontuar onde estão os acertos e os erros.

 

Inteligência de Mercado: sua empresa também precisa de atenção

Podemos dizer que a Inteligência de Mercado busca entender os comportamentos e as características de um consumidor de um nicho. Por essa razão, extrair dados da concorrência não é importante apenas para fins de comparação e entendimento de estratégias de mercado. É essencial, também, para você entender as ambições e necessidades do seu público.

Por isso que, além de estar em dia com as jogadas do adversário, você precisa estar por dentro do histórico da sua própria empresa. Dados como número de vendas, tipos de produto ou serviço mais requisitados, valor médio de compras e períodos de pico são essenciais para uma prospecção bem detalhada.

Opte por fazer download de softwares que realizam Gestão de Relacionamentos com o Cliente (CRM). Eles monitoram as interações com os clientes atuais e geram expectativas para os em potencial. Você pode recorrer a programas de gerenciamento de marketing, que extraem esses dados através de blogs e mídias sociais. Outra maneira bem fácil e gratuita é disponibilizar formulários online, como os do Google. Existem instituições que oferecem brindes em troca de responder ao questionário.

 

Inteligência de Mercado: conclusões

O processo deve ser pensado e dividido em quatro etapas essenciais. A primeira gira em torno de estudo e planejamento. Você precisa analisar todo o contexto, seja de um problema ou de um futuro projeto, para se ter noção de quais procedimentos e soluções buscar. A segunda consiste em conseguir as informações necessárias para, então, chegar nas duas últimas partes: gerar inteligência através desses dados e apresentá-los de forma lógica, de entendimento universal e aplicada.

Adicionar a Inteligência de Mercado aos seus processos não é tarefa complexa. No entanto, como qualquer novidade de uma marca, requer estudo sobre o contexto atual da empresa. Isso inclui finanças também. Afinal, dependendo do porte da sua firma, é um investimento que requer compras de softwares mais avançados e contratação de novo pessoal.

Vale reforçar que a Inteligência de Mercado não é sobre espionar o trabalho do concorrente de maneiras pouco ortodoxas, que invadam a confidencialidade do projeto e atrapalhem o andamento das demandas do adversário. Esse conceito é todo baseado nos princípios da ética e do respeito pelo serviço alheio. Jogar limpo é essencial!

 

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