Você acredita em amor à primeira vista? E em primeira impressão? Parecem conceitos clichês, mas pensá-los fazem toda diferença para quem busca fidelização. A Prospecção de Clientes é um processo referente ao contato inicial com o seu cliente.

Prospecção de Clientes: o que é e como realizar de forma correta

Prospecção de Clientes: um conceito que, se aplicado da forma correta, pode alavancar e muito as vendas da sua empresa. Você acredita em amor à primeira vista? E em primeira impressão? Parecem conceitos clichês, mas pensá-los fazem toda diferença para quem busca fidelização. A Prospecção de Clientes é um processo referente ao contato inicial com o seu cliente.

O principal objetivo objetivo é tratar a forma com que você aborda o seu público. Você deve buscar uma aproximação com seus clientes, estudando seus comportamentos e viabilizando a melhor forma de contato com eles. Seja por telefone ou via e-mail, a equação é proporcional: quanto melhor essa abordagem for feita, melhor serão os resultados das suas vendas.

No nosso último artigo, onde tratamos de Inteligência de Mercado, mencionamos frequentemente a importância de realizar uma prospecção de negócios bem feita. Por essa razão, resolvemos destrinchar um pouco mais desta modalidade nesta matéria. Para realizar uma Prospecção de Clientes de forma assertiva, acompanhe atentamente todas as dicas a seguir!

 

Prospecção de Clientes: conheça o seu público-alvo e o trate como tal

O sonho de todo empresário é colocar no mercado um produto universal, que consiga atingir a todos os gêneros e faixas etárias. Isso, claro, aumentaria suas oportunidades de vendas. Mas a verdade é que vivemos um sistema muito bem segmento e todo item tem, sim, um público-alvo bem definido.

O primeiro passo é estudá-lo e defini-lo de forma minuciosa. Afinal, oferecer algo para quem não tem interesse em adquiri-lo é apenas perda de tempo e dinheiro. Por isso, realize um apanhado aprofundado também do mercado em que sua empreitada está inserida. Com isso, você pode entender as oportunidades de negócios, as previsões positivas e negativas e como os concorrentes estão posicionados (Olha a Inteligência de Mercado aí novamente!).

Um pouco de “pesquisa de campo” também é importante. Aproveite o processo para visitar feiras e eventos relacionados ao nicho da sua empresa. Além de ser importante para entender a situação do mercado e ir de encontro ao público para entender as necessidades, é uma excelente oportunidade de fazer um networking e posicionar a sua marca.

Com todas essas informações em mãos, você já pode começar a definir a abordagem. Essa é a parte mais importante de todo o processo de Prospecção de Clientes. Por essa razão, este primeiro tópico é pré-requisito obrigatório para cumprir as demandas seguintes!

 

Prospecção de Clientes: a internet pode ser sua aliada

Durante muito tempo, a prospecção de clientes foi realizada prioritariamente por telefone ou e-mail. Quem nunca recebeu aquela ligação de DDD 11 ou então, se deparou com a caixa de spam lotada, não é mesmo? Agora, as redes sociais se mostram como elemento essencial para o processo. Primeiramente, defina qual (ou quais) será sua rede social de foco. Se você tem serviços empresariais para vender, priorize o LinkedIn. Se o seu produto é voltado para o entretenimento, o Facebook pode ser a melhor pedida.

Outra sugestão são blogs de conteúdo, como esse aqui que você está acessando neste momento. É uma forma de estreitar o relacionamento com público, oferecendo dicas que têm impacto no dia a dia e mostrando expertises em várias áreas. Anúncios pagos também podem ser uma solução muito eficaz. Eles permitem uma segmentação bem específica que prioriza dados importantes do seu público-alvo.

Lembre-se de que é importante criar uma experiência personalizada para o cliente. Portanto, não coloque robôs para realizar os contatos nas redes sociais ― e nem para encher os comentários de fotos alheias em busca de seguidores. Eles podem até adiantar algumas questões iniciais, mas escale uma pessoa para que a conversa seja fluida e promissora.

 

Prospecção de Clientes: considerações finais

O método é parte essencial do planejamento de vendas. Sem buscar criar uma identificação direta com o público, seu produto ou serviço, por melhor que seja, pode estar fadado ao fracasso. Afinal, são essas mesmas pessoas que são clientes assíduos em potencial e o melhor, ajudam a reforçar a qualidade da sua marca para outras pessoas. O boca a boca ainda é uma ação espontânea de suma importância!

Treine muito bem a sua equipe para uma abordagem rica em informações. Prepare um script, mas também pense em não deixar o contato muito robótico. Não tem escapatória: a maior saída para conciliar uma aproximação que seja natural e muito explicativa é contar com um funcionário que estude e conheça a fundo o produto ou serviço que está sendo oferecido.

Por fim, vale reforçar que a Prospecção de Clientes tem como objetivo final a venda, mas não é apenas sobre isso. O principal foco do processo é conhecer o cliente em potencial e criar um relacionamento com ele. Portanto, nada de posturas “agressivas”. A compra vai surgir se esse primeiro passo for respeitado.

 

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