O Brasil perde apenas para o Japão no ranking, um país onde os casos de suicídio por estresses trabalhistas são recorrentes. Por essa razão, queremos trazer algumas dicas bem básicas, mas que fazem toda a diferença para uma jornada de trabalho mais leve.

Jornada de trabalho: o lugar onde você passa mais tempo durante o dia não pode ser um local de angústias e perturbações. Segundo um estudo publicado em 2010 pela International Stress Management Association (ISMA), 69% dos profissionais brasileiros são impactados pelo estresse durante o ofício. O Brasil perde apenas para o Japão no ranking, um país onde os casos de suicídio por estresses trabalhistas são recorrentes.  

Se o trabalho dignifica o homem, uma carga horária nociva pode fazer o contrário. Os relacionamentos amorosos e familiares também são prejudicados, fora a saúde física do profissional. Entre 2005 e 2015, os casos de afastamento oriundos de doenças adquiridas na jornada de trabalho tiveram um crescimento de 25%. Os problemas mais comuns são lesão por esforço repetitivo (LER) e depressão. 

Por essa razão, queremos trazer algumas dicas bem básicas, mas que fazem toda a diferença para uma jornada de trabalho mais leve. É claro que existem momentos de exceção onde tudo foge do controle e é evidente que situações imprevisíveis causam esgotamento, mas até mesmo nesses momentos essas dicas podem ser aplicadas. Este artigo foi construído com base nas dicas de Bruce Daisley, psicólogo e neurocientista especializado em ambientes de trabalho. Acompanhe e coloque em prática! 

 

Interaja com seus colegas

De acordo com uma pesquisa do Massachusetts Institute of Technology (MIT) divulgada pela BBC, os escritórios mais criativos são aqueles onde mais se conversam. E por “conversar” não entenda apenas por trocar ideias de trabalho, mas também tirar alguns minutinhos para falar sobre futebol, música, política, família e qualquer outra afinidade que você possa vir a descobrir entre você e seus colegas. 

Além de uma pequena pausa, é importante ter com quem dividir os percalços da vida. E nada melhor do que alguém que, provavelmente, vive os mesmo dilemas que você. Para os empresários, o recomendado é que as empresas instalem uma salinha de café, por exemplo. Um local que influencie encontros rápidos, mas onde existam possibilidades de troca. 

 

Respeite seu horário de almoço

Não interessa se você precisa urgentemente terminar uma demanda. Por mais atrasada que ela esteja, o horário de almoço é um direito seu. Ele existe não apenas para cumprir uma demanda da legislação trabalhista, mas para que você descanse e se alimente. Afinal, é provado cientificamente que o estômago vazio diminui a concentração e afeta a produtividade. 

No entanto, existem pessoas que burlam essa recomendação e almoçam debruçados sobre seus computadores e finalizando algum trabalho. Fora as que escolhem trocar uma refeição completa por biscoitos ou sanduíches. Péssimas escolhas! 

Os lanchinhos, você pode deixar para comer no decorrer da manhã. Eles são importantes, também, para que você não chegue no almoço com uma fome avassaladora e acabe comendo em demasia. Isso também prejudica a continuidade do trabalho e causa sonolências. Mas sob nenhuma circunstância, almoce debruçado sobre a mesa de trabalho. Prejudica a experiência, a digestão e ainda coloca seus materiais de trabalho em risco. 

 

Entre em modo avião

Conversas paralelas, notificações que não param de chegar, gente te procurando para novas demandas… Tudo isso ocorre em um dia normal de trabalho, mas e naquele em que você tem um projeto urgente para entregar? É de tirar do sério. Esse tipo de interrupção em dias de deadline pode alarmar seus níveis de estresse. 

Por isso, em dias como este, opte por desligar todos os seus aparelhos e peça colaboração aos seus colegas, explicitando a importância de se entregar aquilo a tempo. Se puder, realize suas operações em algum ambiente isolado e silencioso da empresa. Ao fim, volte ao local habitual para interagir novamente com seus colegas. Se isolar para sempre não é uma opção! 

 

Respeite seu horário de saída

Você chegou para iniciar o seu trabalho na hora certa, correto? E por que, então, deveríamos “glamourizar” o fato de você trabalhar além da sua carga horária? Temos o costume de superestimar personalidades que abdicam de suas vidas em função do trabalho, mas o que pode funcionar para um, pode ser que não funcione para você. 

Trabalho excessivo pode prejudicar a sua saúde física e mental. Claro que existem exceções e dias em que as coisas fogem do controle, como citamos acima, e você precisará deixar o trabalho mais tarde que o usual. Entretanto, tenha na cabeça que esses momentos precisam ser devidamente recompensados posteriormente, seja financeiramente ou em forma de folga ou banco de horas. 

 

Se desligue

Cumpriu a sugestão anterior? Parabéns! Mas de nada adianta se você, de alguma forma, está levando trabalho para casa. E por “levar trabalho para casa”, não entenda apenas como levar alguma tarefa para terminar no conforto do seu lar.

Nos referimos também à presença digital forte do trabalho. Desligar as notificações de e-mail ou silenciar grupos de WhatsApp de trabalho por 8 horas são algumas das soluções para fazer com que você se desligue oficialmente do emprego nas suas horas de folga. 

 

Città Telecom

Estamos também nas redes sociais! Para ficar por dentro dos nossos conteúdos e dos nossos serviços, siga-nos!

Facebook | Instagram | Twitter | Linkedin | YouTube