Analítica Aumentada: o que há de melhor em análise de dados!

Analítica Aumentada: o que há de melhor em análise de dados! As estatísticas e os insights sempre fizeram parte do dia a dia de qualquer instituição, especialmente, para aqueles que trabalham no setor de marketing. Com o passar dos anos e a evolução da tecnologia, a sociedade muito de comportamento. Este fato não apenas gerou mais dados, como resultou na necessidade de mudar as formas de explorá-los. 

O fato é, que nos dias de hoje, recebemos muito mais dados do que conseguimos analisar de forma manual. Por isso, surgiu a necessidade de se desenvolver maneiras de automatizar o processo de análise, de maneira a não perder a precisão e a confiabilidade. É nesse contexto que surge a Analítica Aumentada. 

 

Analítica Aumentada: entenda o que é 

A Analítica Aumentada é uma vertente da Inteligência Aumentada, que nós explicaremos mais adiante. Ela trabalha com Machine Learning, que consiste no aprendizado automático de uma máquina. Com isso, um software é capaz de realizar análise de dados. Você pode pular essa etapa, ganhando mais tempo e mais precisão de resultados. 

Os computadores realizam a análise de dados através do reconhecimento de padrões pré-determinados, obtendo conclusões e sugerindo resoluções a partir deles. Eles podem te fornecer informações sobre os tipos mais consumidos de produtos ou meses de menor movimento, por exemplo. Dados que levam meses para serem recolhidos podem estar à sua disposição apenas pela determinação de alguns algoritmos. 

Além dos insights já determinados, a principal vantagem é a precisão dos dados, o que afasta o olhar pessoal de quem o faz manualmente. Aqui, não é uma crítica aos analistas, mas é fato que colocamos nossa visão de mundo e experiências em tudo que fazemos, independente da área. Com a Analítica Aumentada, os dados falam por si só. 

De acordo com a Gartner, empresa de consultoria sediada nos Estados Unidos, 90% das plataformas de inteligência de negócios já utilizarão linguagem natural e inteligência artificial em suas operações. A expectativa é que esse número seja alcançado já no ano que vem. 

 

Analítica Aumentada: quais são as principais vantagens

Como mencionamos acima, com um software de Analítica Aumentada, você pode pular a etapa de análise de dados. Quem trabalha em setor de marketing sabe que, de forma manual, essa prática demanda um tempo considerável. E tempo é dinheiro. Estas horas (talvez, dias) que você economiza serão gastas em aumento de produtividade. 

Ainda falando de tempo, as análises realizadas por um programa de Analítica Aumentada trazem resultados automaticamente, dependendo do software. Assim, você não precisa mais esperar caso precise de um dado com urgência e nem precisa gastar mais tempo (olha ele aí de novo!) fazendo relatórios.  

Além disso, a Analítica Aumentada garante uma melhoria na determinação de um público alvo. Suas campanhas de marketing estarão cada vez mais assertivas, pois você terá dados suficientes para entender as necessidades do seu cliente em potencial, conseguir realizar a melhor comunicação para com ele e ainda não correr riscos de perder esforços com um nicho que não se interessa tanto pelo seu produto. 

 

Analítica Aumentada tem alguma relação com Inteligência Artificial?

Como prometemos acima, vamos falar um pouco sobre Inteligência Aumentada, a área que serviu de base para a implementação da Analítica Aumentada. Ela vem para suprir uma “falha” de nosso cérebro: a possibilidade de salvar uma infinidade de conteúdos. Por mais que sejamos bons guardadores de conhecimento, com o tempo, algumas coisas que deixamos de revisar ou praticar sumirão da nossa mente. 

A Inteligência Aumentada surge para ler as mais diversas informações e armazenar para sempre todo seu conteúdo, gerando um volume de assuntos muito mais amplo do que a capacidade humana. Assim, a consulta a esses dados se torna mais rápida e, por consequências, os processos também. 

Apesar de terem a mesma sigla (IA), não confundir com Inteligência Artificial, cujas definições você pode entender melhor NESTE ARTIGO AQUI. Apesar de existirem especialistas que defendem que se trata basicamente da mesma coisa, os dois conceitos trazem uma diferença determinada. Enquanto a Inteligência Aumentada surge como um auxiliador para a tomada de decisões 100% humanas, a Inteligência Artificial busca simular a capacidade humana de resolver as coisas, servindo como uma “substituta da mesma”. 

 

Città Telecom

Estamos também nas redes sociais! Para ficar por dentro dos nossos conteúdos e dos nossos serviços, siga-nos!

Facebook | Instagram | Twitter | Linkedin | YouTube