O Ataque DDoS é a ação de diversos computadores e servidores atingem um servidor específico, deixando-o sobrecarregado e podendo ocasionar uma saída do ar.

Ataques DDoS: uma ação comum, porém, ainda pouco discutida. Você certamente já passou por uma situação parecida: tentou acessar um site, mas o carregamento demorou mais do que o usual. Você desliga e liga o seu modem achando que é o problema está na internet, mas nada muda. As chances de este portal está sofrendo um ataque DDoS são muito grandes! 

O DDoS é a sigla para Distributed Denial of Service. Em tradução livre, significa Negação Distribuída de Serviço. Ele surge como uma variação do DoS (Denial of Service/Negação de Serviço), que é um ataque que advém de um único lugar, podendo ser um hacker, um computador ou um servidor. 

A principal diferença entre os dois atentados é que o DDoS é realizado sob a ação de mais de um atacante. É como se fosse um conjunto de ataques DoS realizados em direção ao mesmo alvo. Diversos computadores e servidores atingem um servidor específico, deixando-o sobrecarregado e podendo ocasionar uma saída do ar. 

 

Ataques DDoS: como funcionam

Os ataques DDoS têm como único objetivo sobrecarregar um servidor até que ele saia do ar. Ele não visa danificar arquivos ou roubar dados, apenas deixar um endereço indisponível para acesso. Geralmente, ele age sob o controle de uma única pessoa, que comanda uma série de computadores infectados que pertencem a uma rede de ataques. 

Os ataques DDoS acontecem de forma relativamente simples: acessando massivamente o site do alvo. Mesmo com poucas máquinas, eles conseguem realizar a ação graças a criação de solicitações falsas de acesso. Com isso, os portais recebem mais visitas que o esperado. Os servidores não estão preparados para a sobrecarga e acabam caindo. Este é o ataque DDoS mais comum, o Flood, verbo que, em inglês, significa inundar. 

Apesar de não envolver roubo ou adulteração de conteúdo, as consequências dos ataques DDoS são igualmente prejudiciais. Se você trabalha com e-commerce, essa ação resulta em um dia perdido de vendas. Se o seu negócio for um portal de conteúdo, você pode perder público e credibilidade para com os anunciantes. 

Em fevereiro de 2018, o GitHub foi vítima de um arapuca considerada o maior ataque DDoS da história da internet. A plataforma de hospedagem de códigos-fonte sofreu sobrecarga de acessos, que resultou em tráfego de até 135 terabits por segundo; mais de 10 vezes mais que o ataque DDoS que detinha o recorde anteriormente. 

 

Ataques DDoS: como se proteger

A prevenção de ataques DDoS exige um longo estudo e investimento financeiro. Afinal, como explicitamos acima, eles atingem cada tipo de portal de maneira específica. Para começar, aumente a largura da sua banda. Com uma maior possibilidade transferência de dados, diminuem as chances de seu site sair do ar por sobrecarga. 

Outro investimento necessário é um Firewall. Para quem não sabe, trata-se de um dispositivo de segurança que analisa o tráfego de rede. Ele determina quais trocas de dados deverão ser realizadas, funcionando como uma espécie de gerenciador de acessos a um site. Com esse software, visitas volumosas consideradas suspeitas poderão ser bloqueadas. 

Uma estratégia que, para os navegantes, pode ser incômoda é um grande aliado na prevenção de ataques DDoS: os reCAPTCHA. São os insistentes códigos ou pedidos de identificação de pontes e semáforos que separam os usuários dos bots. Por fim, invista em diversos servidores, de modo a alocar cada uma das diferentes sessões do seu site a um servidor. 

 

Ataques DDoS: Città Telecom e UPX Technologies unem forças 

A Città Telecom acaba de firmar uma parceria com a UPX Technologies, uma empresa especializada em segurança digital, que é referência no combate a diversas calamidades virtuais. A união resultará em revenda dos produtos e soluções para os ataques DDoS. 

Nós que fazemos a Città Telecom reforçamos nosso compromisso com o bem estar virtual dos nossos clientes, funcionários e parceiros. Para além de oferecer internet veloz e de qualidade, queremos colaborar com um ambiente online saudável, longe de ataques e usuários mal intencionados. 

 

Città Telecom

Estamos também nas redes sociais! Para ficar por dentro dos nossos conteúdos e dos nossos serviços, siga-nos!

Facebook | Instagram | Twitter | Linkedin | YouTube