Descubra as principais vantagens do Inbound Marketing!

Inbound Marketing: a estratégia de atração de clientes que é pra lá de orgulhosa! Com a adesão cada vez maior da internet nas nossas vidas, temos acessos a milhares de conteúdos em tempo real. A tendência é buscar soluções mais rápidas e aprimoramentos (gratuitos!) que nos agreguem verdadeiramente. Isso tornou evidente que utilizar mecanismos de persuasão apenas para vender um produto era insuficiente. O cliente moderno precisa de mais! 

É nesse contexto que surge o conceito de Inbound Marketing. Esta ideia se define em criar e compartilhar conteúdo para o público alvo da sua marca. Assim, você vende não apenas um produto ou um serviço, mas vende uma ideia. A iniciativa ajuda o fortalecimento da empresa porque explicita uma expertise naquele assunto e cria um laço de identificação com o cliente. 

Também chamado de Marketing de Atração, o Inbound Marketing é conhecido como uma estratégia de marketing “orgulhosa” porque ela pede que você não corra insistentemente atrás do cliente em potencial. O conceito rejeita a postura agressiva de convencer a comprar; ele preza que você o ganhe através da relevância da informação que você fornece. 

Por essa razão, o Marketing de Conteúdo é o principal investimento que sua empresa deve fazer para colocar o Inbound Marketing em funcionamento. Posts em redes sociais e artigos em blogs deixam de ser apenas entretenimento e faixa bônus para se transformarem em estratégias de venda e fidelização de clientes. 

 

Inbound Marketing: quais as principais vantagens?

O principal benefício do Inbound Marketing é a credibilidade. Os temas, é claro, precisam estar relacionados ao produto ou serviço que você fornece. Com conteúdo útil, sua marca ganha uma espécie de “permissão” dos clientes. Trata-se de “selo” de relevância, que te confere uma autoridade para tratar daquele assunto mais e mais vezes. Esta estratégia também te permite alcançar seu público alvo sem interferências, evitando desperdício de investimento em ações que nem sempre convertem diretamente no seu nicho. 

Mesmo que a abordagem para vendas não seja direta, o Inbound Marketing também pode gerar redução no tempo de uma compra. Afinal, se você convence seu cliente em potencial de que é especialista em um assunto, seu produto será o mais marcante e, dificilmente, ele irá dedicar mais tempo a procurar outras marcas 

Outra grande vantagem do Inbound Marketing é o custo reduzido, se comparado às estratégias mais tradicionais de divulgação, tanto offline, quanto online. Mesmo que você tenha que aumentar a equipe, você ainda sai no lucro porque algumas das principais ferramentas que viabilizam este conceito ‒ como o SEO ‒ apresentam bons resultados organicamente. 

 

Inbound Marketing: quais são as etapas do processo? 

Os especialistas defendem que o Inbound Marketing precisa ser feito em quatro partes essenciais. A primeira delas é atrair o público certo. E é aqui que entra o marketing de conteúdo. Produzindo pautas de relevância para blogs, sites, SEO e redes sociais, você filtra o cliente em potencial de maneira assertiva. 

Depois de garantir o acesso, o segundo processo é garantir a geração de leads. Para quem não sabe, trata-se de alguma ação que indica que existe interesse em consumir o seu produto. Pode ser através do preenchimento de um formulário ou uma call to action, por exemplo. Mas é a geração de leads que marca o início do relacionamento direto entre a marca e aquela pessoa, transformando um simples leitor em um cliente em potencial. 

Conteúdo relevante: check. Geração de leads: check. Agora, sim, você tem permissão para ser um pouquinho mais agressivo e transformar todo esse interesse em dinheiro. Uma das mais eficazes estratégias de vender com Inbound Marketing é o e-mail marketing. Ele permite uma comunicação direta e personalizada com o cliente, não é inconveniente ‒ como um telefonema pode ser, por exemplo — e ainda oferece a possibilidade de cancelamento daquele conteúdo. 

Com a venda realizada, vem a etapa mais promissora e mais importante de todo o processo de Inbound Marketing. Estamos falando da fidelização do cliente. Você pode saber mais aprofundadamente sobre o assunto LENDO ESTE ARTIGO AQUI. No entanto, já adiantamos: é esta etapa que sustentará sua marca por anos a fio. Além de sempre estar gerando dinheiro, o cliente fiel é aquele que recomenda seu produto para outras pessoas. O marketing está em constante evolução, mas o boca-boca nunca sairá de moda! 

 

Città Telecom

Estamos também nas redes sociais! Para ficar por dentro dos nossos conteúdos e dos nossos serviços, siga-nos!

Facebook | Instagram | Twitter | Linkedin | YouTube