Como qualquer coisa que faz parte do nosso dia a dia, existem muitos mitos e suposições acerca do Wi-Fi. São, justamente, com essas informações tão passadas para frente que devemos ter atenção.

Wi-Fi: você acha que entende tudo sobre o tema? Já ouviu dizer que de churrasqueiro e técnico de futebol, todo brasileiro tem um pouco? Mas quando se trata se colocar o roteador para funcionar na melhor velocidade, ele se torna um pouquinho especialista em informática também. No entanto, é preciso ter bastante atenção quando se trata destes aparelhinhos. 

Como qualquer coisa que faz parte do nosso dia a dia, existem muitos mitos e suposições acerca do Wi-Fi. São, justamente, com essas informações tão passadas para frente que devemos ter atenção. Um pequeno erro de configuração pode comprometer a velocidade da sua internet. Escolhemos alguns dos mitos mais comuns a respeito do Wi-Fi para ajudar a desmentir algumas mentiras. Você já deve ter escutado alguns deles. Acompanhe! 

 

“Ficar do lado do roteador é melhor”

Dizem que você precisa se posicionar do lado do aparelho para que sua conexão funcione com excelência. Mas já pensou que tudo é uma questão de como você posiciona o seu roteador? 

O mais indicado é que você abrigue a aparelhagem em um local bem alto. Tudo porque as ondas de rádio são lançadas para frente e descem logo em seguida. Por essa mesma razão deve-se deixar sempre as antenas retas para cima. Do ponto mais alto, você garante que o sinal cubra toda a casa sem grandes obstáculos e sem precisar ficar prostrado ao lado do aparelho.  

 

“É vantagem ter mais de um roteador para cobrir toda a casa” 

Primeiramente, se seu roteador está falhando em fazer isso, você precisa analisar se não é um problemática causada pela questão explicitada acima: má posição. Se sua casa é bem grande e isso não resolveu, busque um repetidor de sinal. Trata-se de um aparelho que, como o nome sugere, duplica o sinal do seu aparelho para abranger uma maior cobertura. Em média, custa menos que um roteador novo

Além disso, colocar dois aparelhos roteadores está longe de ser uma vantagem. Eles podem utilizar os mesmos canais para transmitir o sinal, sobrecarregando a velocidade da sua internet. 

 

“O teste online apontou que não estou recebendo toda a internet contratada. Vou ter que trocar de roteador!” 

Antes de mais nada, cheque a procedência desses portais. Nem todos são confiáveis!  Primeiramente, esses dados não são de interferência direta do seu roteador e, sim, do provedor de internet. Portanto, vale atestar diversos fatores. O clima é um deles. Em dias de chuva ou ventos fortes, aumentam as chances de sua internet ficar instável. Em horários de pico, onde o tráfego é disputado por muita gente, a velocidade também pode sofrer quedas.

No entanto, os valores de taxa máxima de velocidade de conexão estipulados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) permitem com que as operadoras performem um pouco abaixo do esperado. São 80% da taxa de transmissão média e 40% da taxa de transmissão instantânea. Abaixo disso, reclame com seu provedor! 

Se você procura por um provedor de internet estável, de alta velocidade e que se comprometa a entregar toda a velocidade contratada, saiba que esse provedor existe sim

 

“Não pode deixar aparelhos eletrônicos perto do roteador”

Parece mito, mas esse sim é verdadeiro! Aparelhos que também utilizam ondas de rádio prejudicam o funcionamento do seu aparelho. Isso acontece porque eles podem utilizar a mesma frequência para se comunicar, o que resulta em interferências. 

Um dos maiores vilões do roteador é o telefone sem fio, justamente por também utilizar os mesmos canais de comunicação radiofônicos. Mas ele carrega esse fardo por um erro humano mesmo. Muitas pessoas têm o costume de colocar o roteador e o aparelho em uma mesma cômoda. Se você é um desses, esperamos que até aqui você já tenha aplicado a primeira dica! 

 

Città Telecom

Estamos também nas redes sociais! Para ficar por dentro dos nossos conteúdos e dos nossos serviços, siga-nos!

Facebook | Instagram | Twitter | Linkedin | YouTube