O Cloud Computing é uma tecnologia que permite com que você acesse seus arquivos a qualquer momento, de qualquer lugar e de qualquer dispositivo. Entenda!

Cloud computing: uma tecnologia a favor da conectividade. Faça o teste: pesquise “o que é nuvem?” no Google. Foi-se o tempo em que a primeira resposta te explicaria que são várias partículas de água aglomeradas. Se sua busca é para algum trabalho de biologia, você vai precisar caminhar pelas páginas seguintes porque a primeira está toda tomada por anúncios e explicações sobre computação em nuvem. 

Mais conhecido pelo termo em inglês, o cloud computing é uma tecnologia que permite criar uma rede de servidores conectados à Internet. Sendo assim, o usuário é capaz de salvar arquivos, dados, documentos, softwares e muito mais em um espaço virtual centralizado, sem que seja preciso investir em dispositivos físicos ou servidores locais. 

Com o cloud computing, você utiliza softwares a qualquer momento e de qualquer lugar e tem acesso aos mesmos dados em qualquer dispositivo. Essa tecnologia utiliza um servidor remoto que armazena os seus dados e arquivos. Esse mesmo servidor é o responsável por conectar os seus aparelhos a um sistema de informação centralizado (SIC), que permite com que você visualize, edite seus arquivos e salve as alterações quando desejar.  

A ideia do cloud computing é atribuída ao cientista da computação John McCarthy, no começo da década de 1960. Com o surgimento da internet, nos anos 1990, a ideia voltou a ser amplamente debatida entre os profissionais da área. A popularização, no entanto, só veio a ocorrer quarenta anos mais tarde, quando a Amazon, em 2002, comercializou a primeira solução de computação em nuvem. 

 

Cloud computing: quais as principais vantagens?

Já ficou evidente que a principal função do cloud computing é armazenar os dados de forma segura. No entanto, existem outros benefícios que essa tecnologia pode trazer à sua empresa. Entre eles, a economia. Ou melhor dizendo, as economias. Primeiramente, a redução de gastos financeiros. Com essa tecnologia, você pode cortar investimentos em hardwares e instalações. Além disso, não haverá necessidade de imprimir documentos para ficarem salvos em locais seguros ou ao alcance de todos. 

Essa é a deixa perfeita para a segunda contenção: tempo. Com os arquivos centralizados, o acesso se torna mais fácil e remoto, já que poderá ser aberto de qualquer lugar. Você não precisa esperar o momento de abrir uma pasta física ou chegar o horário comercial do dia seguinte para resolver seu problema. 

O cloud computing também traz altas possibilidades de elasticidade. Nessa tecnologia, isso representa a capacidade de se adaptar. Com isso, as nuvens podem ser personalizadas de acordo com as necessidades da sua empresa, tanto no que se refere ao processamento, quanto à capacidade de armazenamento. Tudo isso é feito de maneira autônoma, portanto, mudanças no modelo de trabalho são facilmente resolvidas pelo sistema. 

Por fim, vale destacar a segurança. Os servidores mais modernos oferecem avançada tecnologia em criptografia, que é o processo de codificação para impedir que qualquer outro indivíduo ou sistema que não seja o destinatário tenha acesso. Com o armazenamento em cloud computing, você conta com sistemas diferenciados de backup, que garantem que os arquivos não se perderão em casos de panes em computadores ou outros equipamentos físicos. 

 

Cloud computing: conheça os tipos

A computação em nuvem já está inserida em diversas ferramentas que fazem parte da nossa rotina. Spotify, Netflix, Dropbox e Google Drive são alguns exemplos de funcionalidades que salvam as informações em nuvens. No entanto, existem diferentes formas de armazenamento. O cloud computing é dividido em três categorias: pública, privada e híbrida. Não existe regra sobre qual é o melhor tipo, tudo depende da necessidade da sua organização.

Na cloud pública, os usuários usufruem dos mesmos recursos e dispositivos, já que a modalidade é ofertada por um prestador de serviço que oferece soluções padronizadas e mais baratas. Apesar do que o nome sugere, “pública” não representa que seus arquivos poderão ser acessados por qualquer um. 

Na cloud privada, o serviço é exclusivo e personalizado para sua empresa. Os softwares são mantidos em uma rede privada e são desenvolvidos exclusivamente para uma organização, o que garante que as suas necessidades de tecnologia estarão sendo todas atendidas. O serviço é utilizado por governos e multinacionais, que precisam de maior segurança para proteger dados confidenciais. 

Por fim, a nuvem híbrida é o melhor dos dois mundos. Ela associa características tanto da cloud privada, quanto da cloud pública, de acordo com as necessidades da empresa. Você pode escolher salvar alguns dados mais sigilosos na nuvem privada, enquanto os que precisam ser acessados por um grande gama de pessoas, fica disponível na pública. 

 

Cloud computing e Città Telecom

Visando sempre ser o braço direito das empresas da região, a Città Telecom anuncia os novos serviços de Cloud Computing: Città Mail, que oferece grande capacidade e segurança de armazenamento de mensagens para sua empresa; Città Box, que permite armazenar na nuvem os arquivos mais importante e Città Exchange, um e-mail empresarial com domínio próprio. 

A Città Telecom possui fibra até o data center da Equinix, uma das maiores provedoras mundiais de data center IBX e colocation. Essa parceria garante conexão direta com diversas nuvens. além de acesso mais rápido para os nossos usuários e utilização diferenciada nos principais provedores de conteúdo. 

Com os nossos serviços de Cloud computing, você tem acesso a backup online, hospedagem compartilhada SSD e licença de servidor. Para mais informações, converse com a gente no telefone 3400-5000.

 

Siga a gente! 

Também estamos nas redes sociais! Para ficar por dentro dos nossos conteúdos e dos nossos serviços, siga-nos!

Facebook | Instagram | Twitter | Linkedin | YouTube