Lançado em 2019, o Google Lens é um aplicativo de reconhecimento de imagem que te oferece diversas informações em tempo real. Basta apontar a câmera! Entenda.

Google Lens: um mundo de possibilidade a ser desbravado apenas apontando o seu celular. Sabe quando você está na casa de um amigo, avista um móvel que é a sua cara, mas ele simplesmente não lembra onde comprou? Ou quando você entra em um estabelecimento e assiste a um videoclipe, mas não faz ideia de quem seja o intérprete? Este aplicativo pode resolver esses problemas. 

O Google Lens é uma ferramenta desenvolvida pela multinacional que permite reconhecer lugares, textos, sons, objetos físicos e muito mais através do reconhecimento do seu celular. Tudo que é capturado pela câmera do aparelho é passível de ser interpretado através desse aplicativo, que utiliza de realidade aumentada para estudar o ambiente e inteligência artificial para ofertar resultados. 

 

Google Lens: algumas curiosidades relevantes

Também conhecido como Lente do Google, o Google Lens foi anunciado em maio de 2017, na I/O, uma conferência de programadores onde a marca anuncia as principais novidades do mercado de programas e aplicativos. “Com o Google Lens, a câmera do seu smartphone não verá apenas o que você vê, mas também irá entender o que você vê para te ajudar a tomar uma atitude”: foi com essa frase que o instrumento foi revelado através das redes sociais.

Em comunicado publicado no blog oficial, a empresa destacou como a funcionalidade “se baseia nos avanços do Google em visão computacional e aprendizagem de máquina”. A ferramenta está à disposição do público desde outubro do mesmo ano, quando a primeira versão foi pré-instalada no Google Pixel, o smartphone da marca. O suporte ganhou uma versão em português em maio do ano seguinte. 

Em artigo publicado em dezembro de 2018, o Google revelou que a empreitada já era capaz de identificar mais de um bilhão de itens; quatro vezes mais do que o disponível apenas um ano antes. O responsável por alimentar o aplicativo é a TensorFlow, uma biblioteca de códigos open source (código aberto) especializada em aprendizagem de máquina. 

 

Google Lens: o funcionamento na prática

Prestes a completar três anos de lançamento, o Google Lens sofreu no ano passado updates com o objetivo de emplacar o aplicativo no mercado. Entre as principais e mais desejadas atualizações, estão uma mudança de design, para deixar o dispositivo mais prático, e a implementação de um tradutor. Agora, você pode traduzir qualquer texto para sua língua nativa apenas apontando a câmera do seu celular. 

Ao apontar para uma roupa ou um móvel, por exemplo, o aplicativo pode informar o nome do produto e ainda indicar sites onde esses itens são vendidos com comparações de preços. O mesmo resultado pode ser gerado ao direcionar a câmera do celular para o código de barras de uma determinada peça. 

Caso busque informações sobre filmes ou livros, basta apontar seu celular para a capa do produto. Você receberá sinopses e comentários sobre a trama. Em caso de longa metragem em cartaz, o usuário pode descobrir os horários de exibição e o cinema mais próximo. Para os amantes de música, apenas o registro de um frame de um videoclipe te ajuda a descobrir quem é o autor. 

O mesmo vale para lugares e estabelecimentos, como restaurantes, prédios comerciais e monumentos. Com a câmera apontada, você consegue desbravar horários de funcionamento, cardápios, endereços e diversas curiosidades sobre o espaço que você pretende frequentar. O Google Lens também te ajuda pasme! a identificar raças de cachorros e espécies de plantas. 

Este são alguns exemplos de como a ferramenta é um adianto de vida, tanto para quem compra, quanto para quem vende. Ele é uma das razões de por que é tão importante que você mantenha as informações online da sua empresa sempre atualizadas. 

O serviço está disponível em todos os aparelhos com sistema operacional Android e pode ser ativado através do Google Assistente, a “Siri” ou a “Alexa” da empresa, ou pelo Google Fotos. Os usuários de iPhones e iPads encontram à disposição um aplicativo do Google Lens, que precisa ser baixado individualmente. 

 

Città TV

Vem aí a Città TV, um novo conceito em televisão por assinatura que extrai o melhor da tecnologia fibra óptica. É TV a cabo de verdade! 

A principal vantagem da Città TV sobre a concorrência é que o cabo de fibra óptica é conectado diretamente no seu dispositivo. Na maioria das outras operadoras, ele vai apenas ao ponto de distribuição e chega até sua casa através de um cabo coaxial, que é bem menos resistente e mais suscetível a danos. 

Estamos em fase final de testes e, em breve, estaremos na sua casa. Acompanhe as nossas redes sociais para mais detalhes! 

Facebook | Instagram | Twitter | Linkedin | YouTube