Estar longe do ambiente de trabalho pode trazer algumas limitações na hora de executar determinadas demandas. Para te ajudar, separamos algumas ferramentas que suprem algumas faltas que o seu escritório deixou!

Home office: em 2018, a prática era realidade de apenas 3,8 milhões de brasileiros, segundo levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Agora, diversos profissionais estão tendo que se adaptar a trabalhar em suas próprias casas para se manterem produtivos durante a epidemia do novo coronavírus. 

Estar longe do ambiente de trabalho pode trazer algumas limitações na hora de executar determinadas demandas, mas o momento pede responsabilidade e precisamos permanecer em casa para frear o número de contágios pelo Covid-19. Para te ajudar, separamos algumas ferramentas que suprem algumas faltas que o seu escritório deixou. Acompanhe e bom home office!  

 

Trello

Você precisa de um local que centralize todas as demandas e ainda ofereça a possibilidade de dividir isso diretamente com as outras pessoas da sua equipe. O aplicativo de gerenciamento Trello cumpre bem esta missão.

Com a ferramenta, você organiza um projeto em quadros e pode adicionar checklists, etiquetas, demandar tarefas a membros específicos, definir prazos, anexar documentos e outros arquivos e ainda acompanhar em tempo real o andamento dos trabalhos. Tudo isso garante com que você e seu time estejam cientes de todas os processos. 

O Trello funciona no desktop e também possui aplicativo para smartphones. Outras ferramentas que realizam funções parecidas e também merecem sua atenção são Wunderlist, Todoist, Zehnk e Evernote.

 

Zoom Meetings

Nem mesmo o mais urgente dos problemas é motivo para aglomerar toda a sua equipe para um encontro em sala fechada. Para que as reuniões sejam realizadas com segurança, recomendamos o Zoom Meetings.

A ferramenta de videoconferência é voltada para o ambiente corporativo e permite alocar até 50 pessoas em uma reunião virtual. As ligações podem ser feita via áudio, vídeo e até ligações telefônicas tradicionais. O aplicativo permite também que o usuário compartilhe a tela de um computador. 

O Zoom Meeting é gratuito e pode ser acessado por aplicativos ou navegadores, mas oferece algumas limitações aos usuários que não pagam. Por exemplo, reuniões com três ou mais participantes são restritas a 40 minutos. No entanto, a funcionalidade compensa porque é estável e conta com exibição com boa qualidade de áudio e vídeo. 

Outras ferramentas que realizam funções parecidas e também merecem sua atenção são Google Hangouts, Appear.in e o famoso Skype. 

+ Videoconferência empresarial: 6 benefícios diretos 

 

Toggl

O fato de o home office ser no aconchego de nossos lares nos concede umas falsas liberdades. Com isso, a tendência é que algumas tarefas que, no escritório, levariam poucos minutos custe um tempinho a mais.

Para que você monitore a quantidade de tempo gasto em cada demanda, reavalie a sua produtividade e otimize o próprio tempo, recomendamos o Toggl. Essa prática recebe o nome de time tracking. Com o aplicativo, você adiciona tarefas, estipula tempos para elas e pode acompanhar como estão as entregas. 

O Toggl pode ser acessado pelo seu navegador de forma gratuita. Os usuários premium recebem relatórios detalhados sobre produtividade. Outras ferramentas que realizam funções parecidas e também merecem sua atenção são Harvest e Everhour. 

 

Dicas primordiais de organização 

Tornar pequenos hábitos em rotina e um pouquinho a mais de imposição pode transformar a experiência do home office em algo muito tranquilo. 

Antes de mais nada, não caia na armadilha de agir como uma dia normal de folga. Ao acordar, levante, tome café e se arrume, assim como faria em qualquer dia normal. Em seguida, arrume bem o local para iniciar seus trabalhos – essa dica vai, principalmente, para aqueles que precisam eleger o quarto como sede. A cama “chama”, a televisão mais ainda, então, a ideia de manter a casa em ordem é afastar qualquer lembrança que remeta à preguiça. 

Por fim, se você não mora sozinho, comunique a todos que estão dividindo esta quarentena com você sobre suas decisões mais simples, como horário de início e fim ou pausas para o almoço. Demarcar o tempo é essencial para que os moradores consigam separar quando é o “roomie” ou quando é o profissional que está ali. 

Os casos de contaminação por coronavírus seguem crescentes no Brasil. A torcida é que a situação se normalize muito em breve, mas enquanto isso não acontece, precisamos proteger nossa equipe, nossa família, a nós mesmos e a toda sociedade. Sabemos que o home office pode ser repleto de insuficiências, mas o momento é responsabilidade social e o que está ao nosso alcance é otimizar a rotina de trabalho em casa! 

 

Siga a gente! 

Também estamos nas redes sociais! Para ficar por dentro dos nossos conteúdos e dos nossos serviços, siga-nos!

Facebook | Instagram | Twitter | Linkedin | YouTube