Streaming: em menos de uma década, as plataformas on-demand deixaram de ser novidade e já são realidade no imaginário dos brasileiros. Os dados desse artigo comprovam que essa é a febre do momento!

Streaming: em menos de uma década, as plataformas on-demand deixaram de ser novidade e já são realidade no imaginário dos brasileiros. Esse serviço nos possibilita assistir a qualquer conteúdo audiovisual em tempo real. Você precisa apenas contar com uma internet de qualidade capaz de reproduzir um grupo contínuo de dados. Com isso, não há mais a necessidade de fazer download de arquivos longos (adeus, Torrent!). 

Tecnicamente falando, o streaming funciona da seguinte forma: quando damos play em algum conteúdo, o arquivo é fragmento e armazenado na memória RAM do nosso dispositivo para ser imediatamente executado. No entanto, ao contrário do download, que precisa ser deletado manualmente, esses dados são excluídos assim que a execução termina. 

Seja para entretenimento na quarentena ou para aliviar dos estresses da rotina nos dias normais, essas ferramentas que reproduzem filmes, séries e músicas já estão disponíveis na casa de milhões de pessoas. Além da grande oferta de conteúdo, a praticidade de ser assistido em diversos dispositivos, como computador, celular e televisão, ajudam na popularização desses softwares. Os dados a seguir comprovam que o streaming é a febre do momento. Acompanhe! 

 

Streaming: o Brasil é um dos campeões 

Com as plataformas de streaming, o telespectador monta a sua própria programação ou sua playlist de acordo com a preferência pessoal. Além disso, as possibilidades de oferta são muito maiores que as da televisão aberta ou das rádios. É essa democratização que tem feito os clientes migrarem para essas ferramentas. Um levantamento realizado pela Nielsen, em 2018, revelou que 57% dos clientes apontam a variedade de conteúdo como o fator mais importante para esses serviços.  

No Brasil, os dados sobre consumo já são surpreendentes. Um estudo realizado pelo portal Meio & Mensagem em parceria com a plataforma de pesquisa Toluna revelou que 53,2% das pessoas que assinam alguma plataforma de streaming assistem a conteúdos todo dia. O número de pessoas que consomem em uma frequência menor que semanal beira o 1%. 

Isso nos coloca em um top 10 muito importante. Segundo pesquisa realizada pelo App Annie, companhia focada em monitorar a performance de aplicativos, o Brasil ocupa a 6ª posição entre os maiores consumidores de plataformas de streamings de filmes e séries no mundo, desbancando potências como Japão e Estados Unidos. 

De acordo com a pesquisa da Toluna, que ouviu 826 pessoas entre as classes A, B, C, D e E, nove em cada dez pessoas usam serviços de streaming no Brasil. Já o levantamento do App Annie informa que o Brasil aumentou o consumo dessas ferramentas em 130% entre 2016 e 2018. De 2014 a 2017, o crescimento foi de 90%. 

A pesquisa da App Annie revelou, também, que somos o 9º país que mais gasta dinheiro com plataformas de streaming, ainda que o favorito dos brasileiros seja o YouTube, cujo maior gama de conteúdos ainda é gratuita. Já o estudo da Toluna revelou que quase 40% dos consumidores investem entre R$ 30 e R$ 50 nesses softwares.  

Nas plataformas de música, o mercado de streaming já ultrapassou as barreiras do promissor e se tornou a principal fonte de renda para os profissionais do segmento. O relatório anual do Pró-Música Brasil revelou que, em 2016, o consumo de plataformas desse tipo cresceu 52% no país. No mesmo ano, o crescimento mundial foi de 60%. 

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, divulgada em junho do ano passado, expôs também que, entre pessoas que possuem smartphones, 20% dos internautas brasileiros pagam por streaming de música. Desse montante, 27% possui entre 17 e 29 anos e 17% estão distribuídos entre as classes C, D e E. 

 

Città Stream

Para ofertar ainda mais conteúdo de qualidade aos nossos clientes, estamos trabalhando no nosso próximo produto, a Città Stream. Trata-se de um serviço de assinatura online que oferece para nossos assinantes acesso a filmes, séries e outros produtos de entretenimento audiovisual. 

Através de televisores, computadores e outros aparelhos conectados à Internet*, você pode conferir centenas de títulos de todos os gêneros à sua escolha, incluindo estudos, documentários, lançamentos e até shows musicais. 

Estamos nos ajustes finais! Em breve, estaremos ainda mais conectados. Fique ligado em nossas redes sociais para mais novidades! 

* Aparelhos compatíveis com a solução. 

 

Siga a gente! 

Também estamos nas redes sociais! Para ficar por dentro dos nossos conteúdos e dos nossos serviços, siga-nos!

Facebook | Instagram | Twitter | Linkedin | YouTube