Videoconferência: uma prática que já é parte da realidade de milhões de brasileiros, agora, é novidade na rotina de muitos trabalhadores. Pensando nisso, separamos algumas dicas primordiais de etiqueta e comportamento para esses compromissos via vídeo. Acompanhe!

Videoconferência: uma prática que já é parte da realidade de milhões de brasileiros, agora, é novidade na rotina de muitos trabalhadores. A internet ajudou a encurtar distâncias, especialmente, quando se trata do mundo corporativo. Os aplicativos de reuniões virtuais sempre ajudaram a profissionais do planeta todo a manter contato. Agora, eles ajudam pessoas que costumavam se ver todo dia a resolverem demandas. 

O conforto de trabalhar em casa faz com que a gente relaxe em diversos aspectos da rotina de trabalho. No entanto, as reuniões que, agora, estão sendo realizadas através de videoconferências precisam ser encaradas com a mesma seriedade dos encontros presenciais. Pensando nisso, separamos algumas dicas primordiais de etiqueta e comportamento para esses compromissos por vídeo. Acompanhe! 

 

Marque horário

Essa primeira dica serve para todas as modalidades de reunião. As pessoas estão isoladas em casa sim, o que não significa que estejam o tempo todo à disposição dos chefes. Além do trabalho em home office, essas pessoas podem estar tendo que realizar diversas tarefas domésticas ou cuidando de filhos ou parentes idosos. Anunciar reuniões não planejadas ou esperar que seus funcionários atendam de surpresa a qualquer hora expõe falta de empatia. Por isso, sempre marque previamente as suas reuniões. Se for em caso de urgência, anuncie-as com, pelo menos, meia hora de antecedência. 

 

Iluminação

Não é preciso ser nenhum diretor de arte, mas alguns cuidados com a forma com que você vai aparecer precisam ser tomados. Escolha um cenário iluminado, mas se posicione contra a luz. Caso contrário, a imagem ficará estourada e causará certo desconforto em quem está dividindo a tela com você. 

 

Colaboração das pessoas

A essa altura, seus familiares ou roommates já entendem que precisam colaborar para o bom andamento do seu trabalho. No entanto, as videoconferências pedem ainda mais apoio pois há exibição de áudio e/ou vídeo. Portanto, avise a todos do horário da sua reunião para que haja o consentimento de que o direito de ir, vir e agir estará comprometido por alguns minutos. 

 

Apresentação

Especialistas indicam que, para trabalhar em casa, deveríamos nos vestir da mesma maneira que faríamos para ir a um escritório – mas a gente sabe que a realidade nem sempre é essa. No entanto, para uma videoconferência, o ideal é que você cumpra essa regra. Aparecer com camisas informais ou muito descoladas pode desviar a atenção do que você está falando e contribui, também, para a formação de opiniões controversas a seu respeito. Não é preciso aparecer trajando terno e gravata, mas é importante preservar alguns traços de formalidade (e se serve de consolo, eles não te verão da cintura para baixo, pode manter o bermudão!). Essa dica, claro, varia de acordo com o local que você trabalha e o clima de seriedade que é exigido no ambiente. 

 

Postura de atenção 

O ambiente familiar da nossa própria casa faz com que a gente relaxe um pouco mais na nossa postura. Nos portamos diante do computador quase deitados na cadeira e nos permitimos nos distrair por vezes com qualquer coisa que acontece ao redor. No entanto, essas reuniões por videoconferência exigem com que você mantenha a mesma postura dos encontros presenciais. Se ajeita na cadeira (eu sei que você se arrumou quando leu isso) e mantenha o olhar fixo para a câmera. São pequenas correções do seu próprio aspecto que demonstram atenção e interesse ao que está sendo discutindo. 

 

Troca

O contexto social já está tenso por si só, então, colabore para que, pelo menos, a sua reunião se torne um pouco mais leve. Separe alguns minutos finais para dividir experiências pessoais da quarenta, recomendar filmes e séries ou dar dicas sobre a rotina para seus colaboradores. Peça que eles também o façam! Caso não tenha problema em dividir momentos mais íntimos, mostre quem está te fazendo companhia nesse período de home office – se for crianças ou pets, melhor ainda. Essa reunião também precisa servir como acalento em um momento tão conturbado. O momento é de troca e de fortalecer laços pessoais e profissionais! 

 

Salas de teleconferência

O momento exige isolamento social, mas se o seu trabalho tem que continuar, solicite nossas salas de teleconferência! Com elas, você, que já é nosso cliente, conta com qualidade de transmissão em áudio e vídeo para se reunir com sua equipe virtualmente e resolver todas as demandas. Salas de 5 a 20 pessoas à sua disposição a partir de R$ 49,90. 

Entre em contato com nossos consultores para mais informações: (21) 2430-4626

 

Siga a gente! 

Também estamos nas redes sociais! Para ficar por dentro dos nossos conteúdos e dos nossos serviços, siga-nos!

Facebook | Instagram | Twitter | Linkedin | YouTube