A pandemia trouxe diversas limitações, principalmente, às pequenas e médias empresas. No entanto, algumas marcas viram suas receitas aumentarem - e muito! Veja a lista das empresas que mais cresceram durante essa crise!

Que a pandemia do novo coronavírus trouxe muitos prejuízos à economia de diversos países não é mais nenhuma novidade. O fechamento das lojas físicas e a redução das operações de trabalho resultaram em diversas limitações, principalmente, às pequenas e médias empresas. No entanto, marcas de setores essenciais, do varejo e do e-commerce viram suas receitas aumentarem – e muito! 

De acordo com reportagem publicada na revista Época Negócios, o crescimento no valor de mercado está relacionado a vários aspectos, como a corrida para o desenvolvimento da vacina contra a Covid-19, o crescimento de empresas que adotaram o home office e o aumento das vendas por meio do comércio eletrônico. Abaixo, você encontra a lista com as cinco empresas que mais aumentaram seu valor de mercado durante a pandemia! 

 

Amazon 

Qual o aumento do valor de mercado?

US$ 401,1 bilhões (o equivalente a R$ 2 trilhões)

Em 2019, a Amazon encerrou o ano como a terceira empresa mais valiosa do mundo, com um valor de mercado de US$ 125,263 bilhões. A principal virada da marca foi graças a venda de itens super-procurados pelas famílias durante a pandemia, desde itens essenciais, como álcool gel e papel higiênico, a produtos voltados ao entretenimento, como jogos, livros e DVDs. Apesar de ter tido altos gastos com tecnologia para proteger funcionários, ainda assim a empresa conseguiu atingir uma receita recorde. Há três anos, projeções davam conta que Jeff Bezos, cofundador e CEO da Amazon, se tornaria o primeiro trilionário do mundo até 2042. Agora, essa previsão foi reduzida a 2026. De acordo com a Comparisun, essa projeção considera a média entre o crescimento anual dos últimos cinco anos e os rendimentos futuros.

 

Microsoft

Qual o aumento do valor de mercado?

US$ 269,9 bilhões (o equivalente a R$ 1,4 trilhão)

Em abril, a Microsoft divulgou os resultados financeiros referentes ao primeiro trimestre de 2020 e revelou um lucro líquido de US$ 10,8 bilhões. De acordo com a empresa, esse número já era uma amostra dos impactos da pandemia: mais pessoas trabalhando e passando tempo em casa, mais pessoas comprando computadores e, por consequência, usufruindo de outras funcionalidades da marca, como o Microsoft 365 e o Azure. O antigo pacote Office fechou o trimestre com quase 40 milhões de assinantes, enquanto o serviço de nuvem da companhia catalogou um aumento de 59% na arrecadação. 

 

Apple

Qual o aumento do valor de mercado?

US$ 219,1 bilhões (o equivalente a R$ 1,1 trilhão)

No mês passado, a Apple divulgou os resultados do segundo trimestre do ano e impressionou até os mais otimistas projetores. A empresa arrecadou US$ 11,25 bilhões de lucro líquido, o que representa um aumento de 11% em relação ao mesmo período de 2019. Mesmo com o fechamento das mais de 500 lojas ao redor do mundo, a empresa conseguiu se estabelecer de forma online devido à grande procura de aparelhos eletrônicos para trabalho e lazer durante a pandemia. Os lançamentos recentes do iPhone, do iMac e do MacBook Air também impulsionaram as receitas da multinacional. Em nota, o CEO da Apple, Tim Cook, celebrou a conquista: “Em tempos incertos, esse desempenho é uma prova do importante papel que nossos produtos desempenham na vida de nossos clientes e da inovação implacável da Apple”. 

 

Tesla 

Qual o aumento do valor de mercado?

US$ 108,4 bilhões (o equivalente a R$ 567 bilhões)

O nascimento do pequeno X Æ A-12 não foi a única alegria na vida de Elon Musk, CEO da Tesla, durante o período de pandemia. Mesmo com as pausas nas operações, a empresa conseguiu cumprir a meta de entrega mais de meio milhão de veículos e, segundo a Forbes, apresentou lucro pelo quarto trimestre consecutivo. Mesmo com a queda na receita em relação ao ano passado (US$ 6,04 bilhões em 2020 x US$ 6,35 bilhões em 2019), a Tesla superou a projeção dos analistas da Refinitiv, fornecedora mundial de dados, que girava em torno de US$ 5,37 bilhões. Tamanho sucesso é justificado, sobretudo, pela nova versão do Model S, carro elétrico que, agora, conta com 650 quilômetros de autonomia. 

 

Tencent  

Qual o aumento do valor de mercado?

US$ 93 bilhões (o equivalente a R$ 486 bilhões)

A Tencent é um dos maiores aglomerados de internet da China, que oferta diversos serviços relacionados a entretenimento, artigos tão procurados durante os tempos de pandemia. De acordo com publicação da Época Negócios, as receitas dos games aumentaram 31%, enquanto o número de assinantes de serviços de streaming de vídeo e música saltou para 155 milhões. Já o WeChat, aplicativo de mensagens instantâneas da empresa, chegou à marca de 1,2 bilhão de usuários mensais. No total, Tencent teve alta de 26% na receita e um lucro líquido de 4 bilhões de dólares, o que, segundo a Exame, superou as previsões. 

(com informações da Época Negócios) 

 

Siga a gente! 

Também estamos nas redes sociais! Para ficar por dentro dos nossos conteúdos e dos nossos serviços, siga-nos!

Facebook | Instagram | Twitter | Linkedin | YouTube