A 11ª versão do sistema operacional Android já foi anunciada e a gente separou nesse artigo as melhores novidades. Confira!

Android 11: a nova versão do sistema operacional é lançada cheia de novidades que vão facilitar a vida dos usuários. Também conhecido como Android 11R, o software foi disponibilizado para o público geral no último dia 8 e reservou diversas surpresas, especialmente, relacionadas à privacidade, às notificações e ao gerenciamento de mensagens. 

Vale destacar que, em março de 2017, o Android se tornou o sistema operacional mais utilizado do mundo. De acordo com pesquisa divulgada pela StatCounter, portal de análise de tráfego, o SO rompeu com a hegemonia de três décadas do Windows. Nesse mês, o Android foi utilizado por 37,93% dos usuários de internet, superando com pouca folga o veterano, com 37,91%.  

Nesse artigo, separamos as principais novidades do Android 11, principalmente, os que resolvem e trazem praticidade à vida dos usuários finais. Confira! 

 

Android 11: mensagens

Sem dúvidas, as mensagens foram o segmento mais  pensado para melhorar a experiência dos usuários do Android 11. Agora, todas as notificações de mensagens serão agrupadas em único espaço, o que fará com que o usuário possa visualizar melhor tudo que ele precisa responder. Antes, os lembretes eram agrupados por aplicativo.

Para organizar melhor a sessão, o Android 11 também disponibiliza a opção de marcar os seus contatos mais frequentes como prioridades. Assim, as mensagens enviadas por essas pessoas aparecerão em primeiro lugar na lista de notificações, mesmo que o seu celular esteja em modo “Não perturbe”. 

Outra novidade do Android 11 é a sessão Bubbles (bolhas, em tradução livre). Com a funcionalidade, o usuário pode deixar um ícone flutuante com a janela da mensagem de um amigo na tela, enquanto acessa outros aplicativos. Caso haja uma nova conversa, basta clicar no ícone, que você já é automaticamente redirecionado para falar com a pessoa; bem parecido com que já acontece com as notificações do Messenger. 

 

Android 11: capturas

Até mesmo os registros de tela foram otimizados com o Android 11; uma ótima notícia para aqueles que “só trabalham com prints”. Agora, os aparelhos contarão com a opção de captura de tela rotável, o que fará com que você registre até mesmo as partes que estão ocultas da visualização naquele momento. 

Os “que trabalham com prints”, agora, poderão trabalhar também com vídeos. Assim como no iOS, os usuários terão a opção de gravar vídeos da tela em visualização naquele momento, sem precisar baixar um aplicativo externo para realizar tal ação. Usuários Android com Samsung UI já tinham acesso a esse último recurso em alguns dos seus aparelhos de topo.

 

Android 11: permissões

O Android 11 otimizou as noções de privacidade e de permissões para utilizar os aplicativos. Agora, ao ativar o microfone ou a câmera, o usuário tem a opção “Perguntar sempre”, o que faz com que toda vez que o app é aberto, seja necessário autorizar as ferramentas. Antes, as únicas opções disponíveis eram “O tempo todo”, “Nunca” e “Apenas quando estou usando”.  

Ainda sobre as permissões aos aplicativos, o Android 11 expira determinadas autorizações. Caso você não utilize o app há muito tempo, o sistema operacional vai redefinir as permissões. Isso é uma garantia de que o usuário não esteja exposto a possíveis mudanças nos termos de uso ou erros de segurança que possam deixar o seu aparelho e seus dados em apuros.  

O Android 11 também traz a solução para uma reclamação antiga dos usuários. Agora, você pode colocar o celular em “Modo avião” e continuar com o Bluetooth conectado. Antes, ao ativar a funcionalidade, os dispositivos ligados se desconectavam automaticamente. Uma ótima novidade para as pessoas que querem continuar ouvindo suas músicas sem ser perturbado pelas notificações dos aplicativos. 

 

Android 11: disponibilidade

Por enquanto, nenhum celular compatível com o sistema operacional vendido no Brasil está disponível com a versão final do Android 11; apenas alguns aparelhos One Plus, Oppo, Pixel, Realme e Xiaomi já contam com a novidade. Entre os modelos selecionados, estão o Xiaomi Mi 10 e o Mi 10 Pro. 

 

Siga a gente! 

Também estamos nas redes sociais! Para ficar por dentro dos nossos conteúdos e dos nossos serviços, siga-nos!

Facebook | Instagram | Twitter | Linkedin | YouTube