Tem curiosidade em entender mais sobre inteligência artificial? Esse artigo é pra você! Separamos várias indicações de documentários que destrincham o tema!

Inteligência artificial: o ramo da ciência da computação já colhe excelentes frutos no presente e cada vez mais se apresenta como o principal conceito do futuro. A temática desperta interesse de pesquisadores e profissionais das mais variadas áreas, mas também tem sido alvo da curiosidade de cidadãos civis, que descobriram que a IA já é uma realidade muito comum no nosso dia a dia. 

Se você ainda é muito leigo no assunto, aqui cabe um breve resumo sobre inteligência artificial. Trata-se de um campo da ciência da computação que visa elaborar dispositivos e softwares que literalmente reproduzam a capacidade humana de “ser inteligente”. Isso envolve percepções, ideias, capacidade de tomar decisões e solucionar problemas. Ela está presente em máquinas de produção grandiosas de multinacionais, mas já chegou também em itens corriqueiros, como as assistentes virtuais de celular, o reconhecimento facial de redes sociais e na sua segurança online. 

No Brasil, a implementação da Inteligência Artificial já é uma realidade promissora. Nesse ano, foi inaugurado o Centro de Pesquisa em Engenharia em Inteligência Artificial do Brasil, uma instituição voltada para aplicação da IA nas mais diferentes vertentes da economia e da sociedade. O instituto é uma parceria entre a International Business Machines Corporation, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Universidade de São Paulo (USP).

Pensando na necessidade de democratizar cada vez mais os entendimentos sobre Inteligência Artificial, separamos uma lista de documentários fáceis de serem encontrados e que destrincham diversas temáticas relacionadas ao assunto. Confira abaixo! 

Mas se você é daqueles que prefere uma boa leitura, aqui no blog você encontra diversos artigos sobre IA. Para começar, recomendados ESSE AQUI

 

Inteligência artificial: confira documentários sobre o tema

Alphago (2017)

Sinopse: A inteligência artificial e a mente humana entram em um embate definitivo através do que parece ser apenas um inocente jogo de tabuleiro. Enquanto a singularidade de pessoas reais é provada pelas diferentes perspectivas de crianças e adultos, as máquinas mostram que apesar de mais lógicas, ainda possuem como ponto fraco a falta de emoção.

Direção: Greg Kohs 

Onde pode ser encontrado: Disponível na íntegra no YouTube

 

Plug & Pray (2010)

Sinopse: Especialistas em computação em todo o mundo se empenham no desenvolvimento de robôs inteligentes. Pioneiros como Raymond Kurzweil e Hiroshi Ishiguro sonham em criar máquinas inteligentes que se igualem a seus criadores humanos. Nesta realidade potencial, homem e máquina se fundem como uma única unidade. O filme investiga um mundo onde a tecnologia da computação, robótica, biologia, neurociência e psicologia do desenvolvimento se fundem e apresenta roboticistas em seus laboratórios no Japão, Estados Unidos, Itália e Alemanha.

Direção: Jens Schanze

Onde pode ser encontrado: Amazon Prime (EUA)

 

This is A.I. (2018)

Sinopse: A inteligência artificial foi apontada como a salvação da humanidade, mas também como a queda. Mas qual é a verdade por trás de tanta discussão? Produzido pelo Discovery Channel, esse documentário analisa como a Inteligência Artificial está mudando o mundo agora, os cientistas que o estão moldando e as vidas afetadas por esta tecnologia nascente.

Direção: Paul Bozymowski

Onde pode ser encontrado: Disponível na Discovery GO e no YouTube

 

The Age of A.I. (2019)

Sinopse: The Age of A. I., apresentado por Robert Downey Jr., o Homem de Ferro, discute em 8 episódios temas como criação de robôs cada vez mais próximos da aparência humana, além de próteses cibernéticas, veículos autônomos, sobretudo transmissões de frequências entre a Terra junto com outros planetas, que servirá para encontrar vida inteligente em outros planetas do sistema solar.

Onde pode ser encontrado: Distribuído pelo YouTube Originals e disponível na íntegra na plataforma

 

Humans Need Not Apply (2014)

Sinopse: Humans Need Not Apply é um curta-metragem que se concentra no futuro da integração da automação na economia, bem como no impacto dessa integração na força de trabalho em todo o mundo. 

Direção: CGP Grey

Onde pode ser encontrado: Disponível na íntegra no YouTube

 

Siga a gente! 

Também estamos nas redes sociais! Para ficar por dentro dos nossos conteúdos e dos nossos serviços, siga-nos!

Facebook | Instagram | Twitter | Linkedin | YouTube