Mesh: o tipo de rede que promete revolucionar a conexão dentro da sua própria casa. Com a tecnologia, todos os cômodos de uma residência recebam o mesmo sinal de internet. Entenda!

Mesh: o tipo de rede que promete revolucionar a conexão dentro da sua própria casa. O roteador cumpre muito bem sua função de transmitir sinal de internet em um recinto. No entanto, ele traz algumas limitações em relação à área de abrangência, especialmente, os modelos mais simples. Em um contexto social onde levamos o smartphone até para dentro do banheiro, o ideal seria que o Wi-Fi funcionasse de forma igualitária em todos os cômodos. É essa a defasagem que os roteadores Mesh pretendem combater. 

O Mesh é uma tecnologia que permite aumentar o tamanho de uma rede com a adição de novos pontos de acesso. Fundado com o conceito de topologia de malha, uma espécie de canal capaz de interligar diversos conectivos, o Mesh otimiza a conexão conectando todos os terminais entre si. Com isso, a sua rede sem fio terá vários pontos espalhados, o que faz com que os cômodos de uma residência recebam o mesmo sinal de internet, sem atrasos ou alternâncias de acordo com o recinto.

Com o Mesh, você precisa configurar uma primeira unidade central; apenas ela receberá o sinal da conexão. A partir disso, essa central distribuirá o sinal a toda a rede, que continua sendo única, para os demais pontos automaticamente. Cada roteador serve como uma espécie de nó, que funciona como um ponto de transição. Toda vez que há uma mudança de cômodo, a conexão não sofre alternâncias porque os dispositivos com acesso àquele Wi-Fi se interligam imediatamente a cada um desses nós. 

O roteador Mesh (ou os roteadores, a necessidade física de instalação tem de ser analisada individualmente) possui uma inteligência que avalia as melhores possibilidades de rota de dados para que o sinal não se perca. Isso se dá graças à tecnologia beamforming, uma forma de distribuição embutida nos aparelhos desde o protocolo padrão 802.11ac. Além disso, essa tecnologia trabalha com a emissão da melhor velocidade disponível a todo momento, ao contrário dos aparelhos tradicionais, onde há um limite de amplificação. 

Vale reforçar que a tecnologia Mesh em nada se assemelha a um repetidor de sinal. Quando você opta por esse tipo de dispositivo, você está criando uma outra rede, ou seja, para se conectar na repetida, é necessário “deslogar” da principal. Embora seja mais acessível, nem sempre compensa o custo-benefício, já que, apesar do nome, esse aparelho falha em repetir as mesmas características da conexão, especialmente, no que se refere à velocidade. 

 

Mesh: as principais vantagens

O principal benefício de adotar um roteador Mesh é que a comunicação será igualitária entre todos os dispositivos da casa, independente do cômodo. Trazendo para o dia a dia, estamos em um momento de restrições de atividades presenciais. Muitos adultos precisam resolver suas pendências de trabalho e os mais jovens precisam assistir às aulas online. Com essa tecnologia, os integrantes da família não são atrapalhados por instabilidades ou perdas de sinal em nenhum recinto e todos conseguem cumprir suas tarefas com a mesma qualidade.  

Inclusive, é esse aspecto democrático que tem colocado os roteadores Mesh como centro de estudos sobre formas de como conectar uma cidade inteira. De acordo com o portal Tecnoblog, com essa tecnologia, “dada a disponibilidade de pontos de acesso”, é possível conectar todo um território municipal “com um mínimo necessário para configurar a rede”.

Outro elemento que evidencia a tecnologia Mesh como primordial nesse processo de democratização é o gerenciamento que você pode realizar através de aplicativos de smartphone (a depender do fabricante do seu roteador). Com esse controle, você cria redes para visitantes, administra essas conexões e ainda delimita o quanto de sinal cada dispositivo vai receber, de acordo com a necessidade do usuário

A tecnologia Mesh permite a conexão de vários dispositivos utilizando a melhor frequência devido ao fato de ser dual band, ou seja, de operar em duas bandas; de 2,4 GHz ou 5 GHz (o funcionamento dessa última, cabe reforçar, depende da configuração dos seus tecnológicos, como TVs e smartphones). Esse mecanismo faz com que diversos dispositivos consigam se conectar sem perder a qualidade da transmissão de dados, já que cabe ao aparelho alocar à frequência mais adequada para o funcionamento, evitando, assim, que todas as faixas estejam congestionadas. 

 

Mesh: conheça a tecnologia Beacon 1

O novo roteador Mesh da Nokia já está disponível no Brasil. O aparelho é do tipo AC1200, o que garante uma taxa de transferência de dados de até 1.200 Mb/s. O Beacon 1 pode atuar sozinho ou em um combo de três unidades, caso haja interesse de aumentar ainda mais a cobertura. O item individual chega a cobrir 140 metros quadrados; em trio, o número aumenta para 420m. 

Através do recurso Intelligent Channel Selection, o Beacon 1 da Nokia é capaz de analisar a conexão de todas as faixas de frequência e, com isso, o roteador estará sempre alocado aos canais menos obstruídos, o que garante uma conexão livre de instabilidades e interferências. Além disso, essa tecnologia consegue mapear a necessidade de conectividade de todos os dispositivos para direcioná-los às bandas com maior frequência, de acordo com as especificidades. 

O Beacon 1 é a tecnologia Mesh que nós, da Città Telecom, utilizamos no WiFi+, nosso novo produto residencial. Mais do que estar online, o Città WIFI+* proporciona uma experiência única de conectividade dentro de casa! É conexão até no banheiro, se você quiser! Para mais informações, acesse nossos canais de comunicação disponíveis abaixo ou entre em contato pelo número 3400-5000. 

 

*Regulamento:

– Disponível apenas na cidade do Rio de Janeiro, nos seguintes polos: Tijuca, Soho e Union, Freguesia, Pechincha e Anil Tanque

– A solução Città WIFI+ vem configurada com uma banda de 300 Mbps, podendo variar conforme limitações dos equipamentos que acessam a rede sem fio e o plano de dados contratado.

– Promoção válida até o fim de outubro de 2020 com fidelidade de 12 meses. 

 

Siga a gente! 

Também estamos nas redes sociais! Para ficar por dentro dos nossos conteúdos e dos nossos serviços, siga-nos!

Facebook | Instagram | Twitter | Linkedin | YouTube