Uma pesquisa revelou que a grande maioria dos brasileiros não sabe criar senhas seguras. Para te ajudar, preparamos esse artigo com dicas muito simples que podem fazer toda a diferença na hora de reforçar seu login!

Senha: elas são a mais forte garantia de que suas contas não serão invadidas. No entanto, escolher essas combinações já é fator tão comum no nosso dia a dia que, muitas vezes, negligenciamos o real cuidado que elas precisam ter. 

Uma pesquisa online realizada pela Avast, em 2019, constatou que 95% dos brasileiros não costumam colocar caracteres especiais e números ou alternar entre letras maiúsculas e minúsculas na hora de construir uma senha. 

É justamente essa pouca atenção na hora de criar uma senha que coloca as contas de milhões de pessoas em risco diariamente. Em muitos dos casos, as palavras-chaves são tão fáceis que os invasores nem precisam ter muito trabalho (“123456” foi a senha mais utilizada do mundo em 2020). Para te ajudar, preparamos esse artigo com dicas muito simples que podem fazer toda a diferença na hora de reforçar seu login!

 

Senha: atenção aos caracteres 

A quantidade e a variedade de caracteres são fatores que otimizam muito a segurança de uma senha. Especialistas recomendam escolher, no mínimo, dez letras e/ou símbolos. É imprescindível adicionar letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Vale reforçar que a conta é proporcional: quanto maior for a combinação, mais difícil será descobri-la.  

Mesmo que você opte por colocar uma palavra de fácil associação, são muitas as possibilidades de reescrevê-la. Alternar entre caracteres maiúsculos e minúsculos, de preferência, mesclando com números, ainda é mais segura do que a escrita do jeito tradicional. Città Telecom, por exemplo, poderia virar, c177àTeL3c0M, em uma combinação para senha. 

 

Senhas: evite repeti-las 

O levantamento realizado pela Avast também mostrou que 51% da nossa população utiliza a mesma senha em todos os logins: das redes sociais aos e-mails de trabalho, passando pelos serviços pagos de streaming. Esse é um erro muito comum entre os usuários de internet, que optam pela repetição para não perder o acesso, por exemplo, a alguma rede social específica.   

Mesmo que isso possa parecer facilitador, o prejuízo pode ser muito maior. Afinal, o malfeitor que descobrir a senha de uma única rede social, automaticamente, está com passe livre para todas as outras. Se você não é uma pessoa boa de memória e, por essa razão, padroniza suas senhas, uma boa dica é diferenciar, pelo menos, números e caracteres especiais em cada um dos logins. 

 

Senhas: saiba separar 

Essa dica também vai para as pessoas que optam por padronizar: nunca misture as senhas de sites de trabalho com as contas pessoais. Mais uma vez, você está exposto ao risco de, com apenas uma senha descoberta, permitir a entrada de estranhos em todas as suas contas. 

Porém, quando se trata de informações profissionais, os danos podem ser ainda maiores. Nas suas contas de trabalho, o mais recomendado é que as senhas sejam alteradas, pelo menos, uma vez.  

 

Senhas: enigmas são importantes 

Tem muita gente que gosta de colocar o nome do filme ou da banda favorita na senha, mas se você é um fã declarado daquele famoso bruxinho, colocar “HarryPotter” como código secreto não é necessariamente a ideia mais segura. 

No entanto, se a menção ao comfort movie pode ser fácil de lembrar, você pode, por exemplo, abreviar o seu filme favorito: HaPoEOPriDeAs@2004 (“Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, filme de 2004). Para trazer mais uma referência popular da adolescência, você pode construir uma senha na língua do “p”. Seja qual for sua preferência, o importante é abusar da criatividade e, assim, afastar qualquer obviedade. 

 

Senhas: dicas de teste 

Se, mesmo depois de todas essas dicas, você ainda não sentir segurança sobre a senha que escolheu para alguma rede, existem diversas ferramentas que geram aleatoriamente uma forte combinação de caracteres, misturando letras, números e símbolos. Os mais utilizados são Last Pass, ExpressVPN e Gerador de senhas aleatórias, do Avast. 

 

Siga a gente! 

Também estamos nas redes sociais! Para ficar por dentro dos nossos conteúdos e dos nossos serviços, siga-nos!

Facebook | Instagram | Twitter | Linkedin | YouTube

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.