O nome da empresa é a principal referência do seu serviço. Para te ajudar, separamos as principais dicas para que sua escolha de nome seja um grande acerto!

Uma grande empresa se consolida através de bons produtos, serviços de qualidade, ampla divulgação e de um excelente relacionamento com os clientes. Mas, acredite, nenhum desses itens vale muita coisa se você não escolher um nome que atraia os compradores. 

O nome da empresa é a principal referência do seu serviço, afinal, na maioria das vezes, ele chega antes que os produtos. Por isso, é essencial que essa escolha seja feita da maneira mais minuciosa possível. 

Para te ajudar, separamos as principais dicas para que sua opção de nome seja um grande acerto! 

 

Público alvo

O passo inicial — não apenas para escolher o nome, mas para começar qualquer processo em uma empresa — é uma pesquisa aprofundada sobre o público alvo da marca. A identidade da empreitada tem que dialogar diretamente com essas pessoas. 

Você precisa de um nome que não só chame a atenção, mas, também, crie vínculos com o público alvo. Por isso, características muito básicas desse nicho devem ser consideradas. Você deve se debruçar sobre os gostos, as linguagens, os pensamentos, o senso estético, a faixa etária, o poder aquisitivo e muitos outros elementos para escolher um título que represente esses compradores em potencial. 

 

Observe o tamanho

Para que uma marca se torne referência, é essencial que ela faça parte da memória das pessoas. Com o tanto de informação que elas, naturalmente, precisam guardar ao longo do dia, o nome da sua empresa precisa ser algo fácil de recordar. O desafio é conseguir, em poucos caracteres, criar um título que entregue a função da empresa, seja marcante e fácil de lembrar. 

As cinco empresas mais valiosas do mundo são, respectivamente, Apple, Google, Microsoft, Amazon e Facebook. Além do fato de todas serem do ramo da tecnologia, elas reservam outro fator comum: nomes curtos, formados por apenas uma palavra. Por isso, na hora de nomear sua instituição, opte por ser o mais sintético possível. 

 

A pronúncia é importante! 

O nome da sua empresa precisa ser fácil de lembrar, mas, também, de pronunciar! Como já foi pontuado acima, a marca precisa de identificação com os possíveis clientes e é muito difícil criar esse vínculo se a pessoa não consegue nem mesmo falar a alcunha corretamente. Caso o seu público alvo não seja familiarizado com expressões em inglês, por exemplo, evite letras que causam confusão em relação à pronúncia, como ‘k’ e ‘w’. 

Outra dica interessante relacionada aos caracteres é escolher as primeiras letras do alfabeto. Mesmo que, na maioria dos espaços, a busca se dê por relevância, a sua empresa vai estar sempre em destaque quando a procura for por ordem alfabética. 

 

Evite tendências

Se na hora de gerir a empresa e criar os principais produtos, a principal recomendação é estar sempre antenado às tendências, o mesmo não se pode dizer em relação ao nome. É preciso entender que determinadas “modinhas” são muito efêmeras, mas você não quer que sua marca seja. 

Referências a filmes, séries ou memes são divertidos e atrativos no começo, mas acabam caindo em desuso eventualmente. Por isso, você precisa pensar em um nome que seja, sim, atual e moderno, mas que seja, também, atemporal e que continue fazendo sentido ao longo dos anos, mesmo quando a moda não for mais lembrada. 

 

Verifique a disponibilidade

Por fim, antes de dar segmento à divulgação e à confecção dos materiais da sua empresa, é muito importante conferir se já não existe alguma marca com o mesmo nome atuando no mercado. Mesmo que a concorrente esteja em outra cidade e vocês não disputem diretamente o mesmo público, a “coincidência” pode resultar em problemas judiciais.  

No site do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), é possível consultar se uma determinada marca está registrada (Clique AQUI). Outra busca importante é verificar se o nome está disponível, também, para domínio de site, caso essa seja uma das suas prioridades. 

Com todas essas dicas em ação, você já está pronto para escolher a maior identidade da sua empresa: o nome! 

 

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